sexta-feira, 29 de julho de 2011

Tu te tornas eternamente responsável por tudo aquilo que cativas. "
(Antoine de Saint-Exupéry)


Ao ler essa frase à primeira reação é de pensar que não tem como sermos responsáveis por ninguém. Que não tem como sermos responsáveis pela felicidade de ninguém. Isso é verdade quando nos achamos responsável por toda a felicidade que essa pessoa possa ter na vida e por todas as suas ações.

Mas pensando somente na sua relação direta com uma pessoa percebemos que somos sim responsáveis por quem cativamos. Uma vez que uma pessoa abriu seu coração e sua vida pra nós nos tornamos responsáveis por essa pessoa e ela por nós, no que diz respeito a essa relação, pois algumas ações nossas afetaram diretamente a vida dessa pessoa. Se fazemos alguma coisa que sabemos que vai magoar essa pessoa e causamos sofrimento a ela, somos sim responsáveis por isso. 
Precisamos assumir que todas as nossas ações têm uma reação. Isso mais do que uma lei da física que toda ação gera uma reação de igual força e contrária é uma lei do universo.

Começar uma amizade, um namoro é fácil, o mais difícil é manter. E é nesse momento de manter uma relação que começamos que nos tornamos responsável por ela, pelas suas alegrias, tristezas,... afinal quando um não quer, dois não fazem!

Também vale a pena refletirmos nisso quando se trata da relação com os animais, com a natureza. 
Se pegamos um bicho para criar, seja ele gato, cachorro, papagaio, ou qualquer bicho com o qual nos identifiquemos, temos que cuidar dele até o fim da vida do bicho. Não podemos abandoná-los quando ficam velhos ou doentes. Bichos também sentem dor, frio, fome, alegria, tristeza, assim como nós e se eles são nossos companheiros e nos servem enquanto jovem porque não nos servem quando envelhecem ou quando adoecem? Se formos nós a ficarmos velhos ou adoecermos o bicho não vai sair do nosso lado, ao contrário vai ficar cada vez mais próximo de nós. Então porque não fazer o mesmo e ter a mesma consideração com eles?

E assim devemos pensar também em relação à natureza.
A natureza nos oferece, todo dia, o seu melhor, porque então destruímos a natureza? Porque então transformamos a natureza quem tem tudo para ser nossa maior aliada para a nossa sobrevivência aqui na Terra, por vezes na nossa pior inimiga?

Todas as nossas boas ações nos trazem uma boa colheita, então vamos praticar cada vez mais, boas ações para que assim a nossa colheita seja cada vez melhor!
(Christtal Machado)


Nenhum comentário:

Postar um comentário