quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Transformar o Mundo

"Se você quer transformar o mundo, comece transformando o seu interior."

(Sócrates - Filósofo Grego, Século V a.C.)


Uma frase muito comum de se ouvir é de que não podemos transformar o mundo. Que não podemos mudar as coisas, que nada do que fizermos, será suficiente para que ocorram mudanças. Se todos nós pensarmos assim essa frase se tornará verdadeira. Mas o que constantemente nos esquecemos é que fazer as coisas mudarem é mais fácil do que parece! Agora você pode estar se perguntando como isso pode ser fácil? Como posso fazer isso? E a resposta está nessa frase de Sócrates, para transformar o mundo precisamos começar nos transformando!

Mesmo que você concorde com essa frase pode começar a questionar: O que preciso fazer para me modificar? Como eu mudar, pode mudar o mundo? De que adianta eu mudar se as outras pessoas continuarem iguais?

Para mim as respostas a essas perguntas são muito simples. Primeiro para nos modificarmos tudo o que precisamos fazer é querer, mas querer de verdade e não só da boca pra fora, pois quando queremos de verdade as coisas começam a se transformar por si só. Por exemplo: De repente andando na rua você o anuncio de um curso que sempre quis fazer, mas ou não podia ou não sabia onde e naquele exato momento tudo se encaixa. Você pode fazer o curso, tem o tempo necessário para fazer e sabe onde fazer o curso. Pronto você deu o primeiro passo para a sua transformação e nesse momento em que você decidiu fazer o curso você já começou a mudar.
A resposta para a segunda pergunta também é simples, quando você muda mesmo sem perceber você muda as pessoas que estão a sua volta. Você também passa a fazer amizade com pessoas diferentes, que buscam a mesma coisa que você, que também querem mudar. Assim você começa a mudar um pequeno grupo a fazer diferença na vida de algumas pessoas que vão fazer diferença na vida de outras pessoas e assim por diante. É mesmo como uma se fosse uma corrente positiva e por meio dessa corrente a sua vida e as vidas das pessoas que convivem com você mudam sob a influência dessa corrente.
E por último se todos nós pensarmos que não adianta mudarmos, aí realmente nada mudará. Nem você mudará e muito menos transformará o mundo. Por isso você mudar adianta pelo simples fato de que se ninguém mais mudar pelo menos você fez a sua parte, pelo menos você tentou. É muito melhor erramos tentando do que cometermos o pior erro que podemos cometer que é o de nem ao menos tentar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário